quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Arquivo Geek Power#3: Stan Lee

No Arquivo Geek Power de hoje você conhecerá um pouco mais sobre um grande ícone,
não só da Marvel, mas sim do Universo Geek por completo.
Veja também uma matéria sobre a Marvel Comics: http://geekpowerofficial.blogspot.com.br/search/label/Divers%C3%A3o


Uma matéria sobre o Homem-Aranha está pronta e logo logo estará aí. E para entender sobre o personagem, você tem que conhecer o seu grande criador que criou também vários outros super-heróis da Marvel, junto com outros grandes escritores como Jack Kirby e Steve Ditko.

Quem é Stan Lee?

Seu verdadeiro nome é Stanley Martin Lieber, porém é conhecido como Stan Lee que era o seu pseudônimo quando escrevia as suas histórias. É um escritor, roteirista, editor, publicitário, produtor e empresário. É norte-americano e uma das pessoas mais importantes para o desenvolvimento da Marvel Comics.


Biografia


Nasceu em Manhattan, Nova Iorque nos Estados Unidos da América, no dia 28 de dezembro de 1922, filho do casal Jack e Celia Lieber, ambos judeus imigrantes da Romênia. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe, dona-de-casa, tiveram ainda mais um filho, Larry, nascido em 1931 (e que assim como o irmão mais novo também fez carreira no mundo dos quadrinhos) . A família de Lee era relativamente pobre, tendo ele morado boa parte da infância e da adolescência em um "quarto-e-sala" na região do Bronx, na periferia de Nova Iorque, em que ele e o irmão dividiam o diminuto e único quarto do apartamento e os pais dormiam em um sofá-cama na sala. Durante a adolescência, Lee estudou na DeWitt Clinton High School, também localizado no Bronx.
Desde pequeno, Lee gostava de escrever, e seu sonho durante a adolescência era escrever um dia um grande romance. Inteligente, Lee se formou na escola relativamente cedo, aos 15 anos, tendo trabalhado escrevendo obituários em jornais; entregando sanduíches para escritórios no Rockefeller Center; trabalhando de office boy para um fábrica manufatureira e como "lanterninha" do Teatro Rivoli na Broadway.

Carreira

Stan Lee em 1975

Lee era primo da esposa de Martin Goodman, o fundador da Marvel. Com isso Goodman contratou Stan para trabalhar como auxiliar de escritório na editora de histórias em quadrinhos que na época se chamava Timely Comics. Seu primeiro trabalho publicado foi uma pagina para preencher texto assinada com o nome de Stan Lee, que apareceu na revista do Capitão América em 1941. Stanley usou o nome Stan Lee pois um dia queria escrever um grande best-seller, ou seja, um livro que fizesse sucesso e não queria seu verdadeiro nome associado a histórias em quadrinhos. Logo, quando dois roteiristas importantes se afastaram da Timely por 10 edições, Lee começou a escrever histórias de fato. Tornou-se o editor mais jovem no ramo com apenas 17 anos.
 Ficou na editora por décadas, porém alistou-se no Exército dos Estados Unidos e serviu três meses na Segunda Guerra Mundial e serviu na parte de comunicações, escrevendo manuais, slogans, filmes de treinamento e ocasionalmente desenhando. Com o fim da Guerra, Lee voltou a trabalhar para a Timely Comics. Durante a década de 50 escreveu diversos gêneros como romances, terror, faroeste, espionagem e etc. Pensou em sair da área no fim da década, porém era amado por crianças e adolescentes pelo seu sucesso e o chamavam de senhor dos quadrinhos, o que fez ele continuar na sua carreira.


Sua importância na Marvel

Timely Comics virou Atlas Comics e na década de 60 virou definitivamente a Marvel Comics. Foi quando Stan Lee junto a Jack Kirby criou Quarteto Fantástico e outros heróis pois a sua concorrência DC Comics tinha voltado no gênero e a Marvel seguiu a mesma ideia. Stan Lee criou junto a Steve Ditko o personagem Homem-Aranha em 1962 e criou o slogan para o personagem "com grandes poderes vem grandes responsabilidades" baseando-se no que ele presenciou na Segunda Guerra, que um país poderoso como os EUA, deveria ter responsabilidade com seu armamento.

Nessa época, Lee escreveu, coordenou a arte e editou a maior parte das séries da Marvel, moderou as páginas de cartas e escreveu uma coluna mensal chamada de "Stan´s Soapbox", escreveu material promocional, sempre assinando com sua frase que é marca registrada: Excelsior!!!


Criações de Lee


Junto a Jack Kirby criou o Quarteto Fantástico, Os X-Men, Homem-Formiga, Surfista Prateado, Homem de Ferro, Hulk,Thor e a equipe Vingadores. 
Criou Demolidor junto á Bill Everett.
Com Steve Ditko criou o Doutor Estranho e sua maior criação, o Homem Aranha.
Criou diversos outros personagens.



Briga com Steve Ditko

Stan Lee em foto de 2005 (esq.) e Steve Ditko em 1965

Quando Lee teve as ideias inicias do Homem Aranha, levou para Kirby, que traçou seis páginas do personagem, porém Lee achou heroico demais. Foi então que chamou Steve Ditko para trabalhar no personagem com ele, pois os dois já haviam trabalhado fazendo histórias de monstros na época que a editora se chamava Atlas Comics. Ao contrário de Kirby, as criações de Ditko era mais humanas e tinham vida sociais parecidas como eu e você, e era perfeito para os conceitos de Lee.

Mesmo assim, a capa de Amazing Fantasy#15, onde o Homem Aranha apareceu pela primeira vez, foi desenhada por Jack Kirby. Lee e Ditko então tiveram uma grande parceria que durou 38 edições e nesse tempo criaram Doutor Estranho e foi estabelecido muitos vilões do Homem Aranha como: Duende Verde, Abutre, Doutor Octopus, Lagarto e etc, e também muitos personagens coadjuvantes como: Tia May, J.J Jameson, Gwen Stacy e etc.

Bom, e aí que surge a polêmica. Como Stan Lee era cheio de trabalhos, e com isso rascunhava seus argumentos principais para as edições do Aranha e Ditko que finalizava o trabalho, completando a ideia de Lee, colocando falas e etc.

Ditko se sentia frustado, pois ele se achava mais criador do Homem-Aranha do que o Stan Lee. Pois segundo ele, Lee não acompanhava todo o processo de desenvolvimento do personagem. Estava sempre ocupado, cheio de trabalhos, Ditko dizia que se dedicava mais ao personagem do que o Stan Lee e por isso se considerava o real criador.

Com isso Ditko brigou com Lee e não queria mais falar com ele. Porém Lee diz em um documentário que já tentou fazer as pazes com ele diversas vezes, mas todas negadas. Stan Lee fica muito magoado por conta disso.


Stan Lee na DC Comics

 

Apesar de ser o grande ícone da Marvel, também já trabalhou em uma série na DC na década de 2000. Se chamava Just Imagine(Apenas Imagine) onde ele recriava personagens como Superman, Batman, Mulher Maravilha entre outros, e tinha muito de seus conceitos nessa série.

Outras mídias

Stan Lee já apareceu em diversos outros programas como Os Simpsons, The Big Bang Theory, colaborou para uma série animada da Playboy.
Teve um reality show em 2006 chamado Who Wants to be a Superhero?(Quem quer ser um super-herói?). 

Atualmente

Está com 92 anos, é casado com Joan B. Lee desde 1947 e tem duas filhas: Joan Celia Lee e Jan Lee. Ele está sempre aparecendo em filmes da Marvel em pequenas aparições.
Veja: 



Veja também ele comentando sobre sua aparição em Operação: Big Hero:


Espero que tenham gostado do post. Comentem,Curtam e Divulguem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário